Sábado, 17 de setembro, Sacramento – San Francisco

Sábado, 17 de setembro, Sacramento – San Francisco
This article can be also found in English.

San Francisco, CA

Hoje começa a jornada. No primeiro momento será uma viagem curta, somente 145 km para chegar em São Francisco, “The City By The Bay”, como é chamada pelos americanos. Quem nunca ouviu a música “I Left My Heart In San Francisco” na versão inconfundível de Tony Bennett?

Eu costumo dizer que ao visitar São Francisco temos o mesmo impacto positivo quando conhecemos a cidade do Rio de Janeiro pela primeira vez, no Brasil. Ambas as cidades são de uma beleza natural incomparável. A geografia é simplesmente única, maravilhosa. Porém há uma “pequena” diferença – os morros de São Francisco e suas vistas estonteantes são ocupados por casas maravilhosas, planejadas, bem postas, tendo em suas garagens carros do último ano, enquanto que no Rio de Janeiro, infelizmente ainda vemos as favelas, ainda um reflexo direto da péssima distribuição de renda e disparidade social do Brasil. Sei que nos últimos anos essa disparidade tem diminuído em números, mas em minha opinião, só veremos de fato, o reflexo dessa nova “divisão do bolo” em algumas gerações no futuro. Por enquanto, ficamos com algo que disparidade econômica nenhuma tira: as vistas de ambas as cidades são simplesmente de tirar o fôlego!

McWay Falls. Jullia Pfeiffer Burns State Park

McWay Falls. Jullia Pfeiffer Burns State Park

No dia seguinte sigo de São Francisco para Los Angeles – 613 quilômetros pela “freeway” ou 720 quilômetros pela Pacific Coast Highway, que beira a costa da Califórnia e é uma das rodovias mais belas do mundo. Só para terem uma idéia, em um dos trechos há uma cachoeira que desagua diretamente nas areias de uma praia, enfim, uma vista inesquecível. Nome do local? Julia Pfeiffer Burns State Park. Se um dia vierem a Califórnia, não deixem de conhecer este local, garanto que não vão se arrepender.

De Los Angeles, ou mais precisamente, da cidade de Santa Mônica inicio a Rota 66, onde irei escrever especificamente num artigo posterior. Que fiquem aqui algumas mensagens, mas que talvez não seja novidade para alguns:

  1. Los Angeles é a segunda maior cidade dos EUA, com “somente” 3.8 milhões de habitantes, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro possuem 8.3 e 6.3 milhões, sem contar as suas regiões metropolitanas. Se analisarmos de forma superficial os 312 milhões de habitantes nos EUA versus os 192 milhões no Brasil, dá para pelo menos sentir que a nossa segunda “maior” cidade – Rio de Janeiro, é muito mais populosa do que Los Angeles, novamente um reflexo da péssima distribuição de renda do Brasil.
  2. Se o estado da Califórnia fosse um país independente, seria a oitava ou nona economia do mundo. Já chegou a ser a sexta, mas vem caindo nos últimos anos…

Até a próxima,

Leo Politano.

4 responses to “Sábado, 17 de setembro, Sacramento – San Francisco

  1. Pingback: Saturday, September 17th – Sacramento – San Francisco | Route 66 Coast to Coast·

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s