Oklahoma Aqui Estou!

Oklahoma Aqui Estou!
De Oklahoma City, OK a Tulsa, OK
This article can be also found in English.

Minha sobrinha Julia Politano

Na chegada a Oklahoma City, precisamente na cidade de Guthrie, cidade onde mora meu irmão Bruno e primeira capital do estado de Oklahoma, pude descansar alguns dias curtindo também a minha cunhada Anna e os meus lindos sobrinhos Samuel e Júlia Politano. Família é um bem maravilhoso, ao qual desprendo um grande amor.

Pops

Dias depois, parti para a cidade de Tulsa no mesmo estado, a cento e noventa e dois quilômetros de distância, com a intenção de ir sem pressa alguma para chegar, assim como devem ser as viagens pela Rota 66. Almocei num restaurante conhecido na região chamado Pops (Route66.com), famoso pela gigante coleção e venda de refrigerantes – todos em garrafa, de todo o mundo. São mais de quinhentos tipos diferentes de refrigerante. Brasileiro que é brasileiro deve estar perguntando: tinha guaraná? Sim, uns 3 pelo menos, mas de marcas que eu nunca vi. O gosto? Mais ou menos…!

Arcadia Round Barn

Em seguida passei pelo “Round Barn” (Arcadiaroundbarn.com), ou o um celeiro com o teto redondo e formato de um domo, também famoso na região e um dos tantos marcos da “Mother Road”. Quilômetros adiante, próximo a pequena cidade de Luther, cruzo com as ruínas de um antigo posto de combustíveis da década de vinte, mas que na década de trinta foi usado como local de falsificação de dinheiro em plena Lei Seca, época em que Al Capone reinava e fazia fortuna nos EUA a partir de Chicago.

Phillips 66 Station, Chandler, Oklahoma

Sigo guiando pela Rota 66 e apreciando o caminho, vendo as paisagens, encostando o meu carro onde posso, tirando fotos, numa região predominantemente rural, assim como muitas ao longo de toda a rodovia. Observo em alguns momentos crianças voltando das suas escolas e me pergunto sobre a perspectiva de vida deles, sobre o seu dia-a-dia, sobre a vida calma do interior, mas com uma diferença: nos EUA, mesmo no interior há uma excelente infraestrutura em termos de ofertas de serviços e bens de consumo, algo que ainda poderá durar muitos anos a chegar nas cidades de interior do Brasil, mesmo com o nosso crescimento econômico atual.

The Route 66 Shoe Tree, OK

Pego um pequeno desvio de duzentos metros e me deparo com uma árvore tradicional da Rota 66, repleta de sapatos e tênis pendurados, onde muitos viajantes de todo mundo que fazem esta aventura penduram os seus calçados e fazem os seus pedidos: “The Shoe Tree” ou a Árvore de Sapatos é uma atração pouco conhecida até por pessoas da região, como pude constatar ao chegar em Tulsa e visitar os amigos Josué e Laura Araújo.

Tulsa é conhecida como a “Capital do Petróleo do Mundo”, apelido dado no início do século passado, em que Tulsa era um importante produtor de petróleo dos EUA. Hoje já não produz tanto, mas ainda concentra muitas empresas ligadas a esta indústria, tem um nível econômico acima da média e ao meu ver, é uma cidade mais agradável de se morar do que Oklahoma City – estranho explicar, mas em minha opinião tem mais “cara de cidade”…

Próximo trecho: Rumo ao Rio Mississippi! De Tulsa, OK a St. Louis, MO.

Me sigam nessa,
Leo Politano.

One response to “Oklahoma Aqui Estou!

  1. Pingback: Route 66 Coast to Coast·

Leave a Reply

